Elogio de Claus Klose

 

Em 26.06.2019 morreu o nosso bom e querido amigo Claus Klose, após uma longa doença. Claus foi um companheiro de longa data do contexto exit! desde o tempo de Robert Kurz. Além disso, Claus era um dos membros mais antigos do Círculo de Leitura de Hamburgo.

 

A nossa estreita amizade manteve-se ao longo de muitos anos. Embora ele não tenha podido comparecer regularmente às nossas reuniões nos últimos anos, devido ao seu estado de saúde, e os intervalos entre os encontros com ele se tenham tornado mais longos, ele permaneceu ligado ao desenvolvimento do contexto da Exit! Cada encontro com ele era continuado no seguinte, e ficávamos surpreendidos com a quantidade de ideias e considerações que ele tinha feito nesse meio tempo, não só em relação aos temas, mas também em relação a cada um de nós.

 

O Claus referia-se repetidamente ao texto de Robert Kurz "Razão Sangrenta". Mas também o motivaram outros autores, como E. Bockelmann (Im Takt des Geldes - Ao compasso do dinheiro) ou os textos de Julian Jaynes. Durante a nossa última visita, alguns dias antes da sua morte, estava um exemplar da exit! nº 14 na sua cama. Os temas em torno dos textos de Robert Kurz "A frieza contra o próprio eu" e "Identidade zero" interessaram-lhe particularmente nos últimos tempos.

 

Com Claus, perdemos uma pessoa que lidou incondicionalmente com as questões levantadas pela crítica da dissociação e do valor. Ele não poupava esforços nem despesas para fazê-lo, às vezes chegando ao limite da necessária preocupação consigo mesmo – o que também foi criticado por nós em um momento ou outro. Durante muitos anos o Claus foi um permanente viajante de carro (com uma chávena de café e cigarros) para eventos, conferências, seminários e reuniões do conselho consultivo da Exit! Uma pessoa não podia deixar de se envolver com ele, sempre de novo. Aqueles que conseguiram fazê-lo puderam mergulhar com Claus num processo de reflexão conjunta, no decurso do qual ele expressava reflexões surpreendentes. O prazer deste encontro comum foi sempre notável. As questões levantadas moviam-se para o campo gravitacional da crítica da dissociação e do valor, mesmo quando se tratava de temas aparentemente banais ou do quotidiano. Neste contexto, Claus nunca se ficava por uma observação objetivadora e também expressava os aspectos cómicos, bizarros e contraditórios da nossa e da sua própria subjectividade.

 

O Claus foi um grande encorajamento para nós. Sentimos muito a sua falta, ainda que ele nos vá acompanhar em muitas das nossas actividades futuras.

 

Pelo Círculo de Leitura da exit! de Hamburgo

Thomas K. & Christoph F.

http://www.obeco-online.org/

http://www.exit-online.org/